A música no controlo da ansiedade no consultório dentário

A medicina dentária oferece um serviço em que a experiência dos pacientes é muito relevante para a sua fidelização e possibilidade de recomendação. Estas experiências vão determinar se o paciente regressa a uma clínica dentária e a recomende a amigos e familiares, pelo que a música no consultório dentário, é um pequeno detalhe que faz toda a diferença.

Por esta razão, um consultório dentário não deve prescindir das ferramentas que contribuem para criar uma atmosfera agradável, destinada a reduzir a ansiedade sentida pelo paciente quando se submete a tratamentos dentários.

Embora existam múltiplos fatores que intervêm neste tipo de situações, numerosos estudos internacionais demonstraram que a música é uma terapia eficaz e, sem dúvida, ajuda os pacientes a controlar a ansiedade e o stresse em casos de fobia dentária. Além disso, se a música for adequada, a fidelidade do paciente e relação ao centro dentário aumentará significativamente.

O que significa a fobia dentária

musica para consultorio dentario

A fobia dentária pode ser definida como o medo que invade um paciente quando é submetido a um tratamento bucodentário. Não só está relacionado com a dor, mas igualmente com a perceção de diferentes odores e ruídos ou a com a posição em que deve permanecer durante o exame, e também com a sensação de impotência perante um ambiente agressivo. Esta situação acaba por gerar uma experiência negativa no paciente.

Em 2017, 7% da população afirmou sofrer de odontofobia, outro termo que descreve este medo irracional de natureza psicológica. Os níveis de ansiedade e nervosismo da pessoa que dela padece são tão intensos que a tornam incapacitada ou bloqueada ao ponto de rejeitar qualquer tipo de tratamento. Como resultado, a sua saúde bucodentária poderá acabar por se deteriorar.

Um dos problemas que os médicos enfrentam é a grande dificuldade em motivar estes pacientes. Esta barreira pode ser especialmente grave para pessoas com deficiências, com autismo ou síndrome de Down.

Algumas pessoas com fobia dentária podem ser tratadas com fármacos para controlar a ansiedade, mas a maioria prefere não tomar medicamentos devido aos riscos médicos associados.

Por outro lado, um paciente com odontofobia também representa um risco para o médico que o trata: o stresse e a ansiedade são transmitidos.

Em que consiste o marketing sensorial

Quando um paciente vai a um consultório dentário, recebe todos os tipos de estímulos:

  • Visuais: cores, materiais, luzes e design.
  • Olfativos: cheiros naturais e artificiais.
  • Gustativos: textura, sabor e temperatura.
  • Tácteis: materiais e temperatura.
  • Sonoros: música e ruídos.

Estes fatores fazem parte do marketing sensorial, um instrumento muito útil que envolve os sentidos e afeta o comportamento dos consumidores. Se a experiência que um indivíduo tem durante a sua visita for agradável, haverá um alto nível de atração, fidelidade e diferenciação que gerará uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo.

consultorio dentario

Por esta razão, os consultórios dentários são obrigados a adaptar o ambiente e a criar uma atmosfera adequada com o objetivo de evitar que o paciente se recuse a realizar um tratamento dentário de que necessite.

Neste caso, o marketing sensorial auditivo adquire especial importância. Assim como os ruídos, em geral, causam rejeição, a música produz exatamente o efeito contrário. A musicoterapia tem sido usada noutros campos, como a medicina e a psicologia, com resultados realmente surpreendentes na recuperação da saúde de pessoas doentes.

Quais são os benefícios da música para a saúde

A música traz numerosos benefícios, não apenas psicológicos, mas também fisiológicos:

  • Reduz a pressão arterial.
  • Diminui a frequência cardíaca e respiratória.
  • Promove o movimento e a coordenação do corpo.
  • Aumenta a comunicação neuronal, a elasticidade e a plasticidade do cérebro.
  • É eficaz contra a dor.
  • Acelera o processo de cicatrização após uma intervenção cirúrgica.
  • Promove o otimismo.
  • Ajuda a combater o stresse e a ansiedade.

Na literatura científica, ficou evidenciado o poderoso efeito que a música tem quando se trata de reduzir a ansiedade em pacientes com cancro, doenças coronárias ou em pessoas que estão à espera de uma operação.

E o que acontece quando um paciente ouve música num consultório dentário? Existem muitos estudos efetuados para conhecer o impacto que a música tem antes, durante e depois da realização de um tratamento dentário.

musica consulta

Que resultados se obtiveram das investigações

Alguns estudos recentes, que mediram o nível de ansiedade dos pacientes, indicaram que a música deveria principiar antes de se realizar otratamento dentário para evitar a escalada de ansiedade. Por exemplo, na sala de espera ou no momento anterior a uma cirurgia. De facto, ficou plenamente demonstrado que permanecer em silêncio antes de iniciar a consulta aumenta o nervosismo do paciente.

Se considerarmos o tipo de música com a maior percentagem de êxito, a música clássica revelou-se especialmente eficaz, sobretudo a música coral e a pertencente à época barroca, ao contrário da música que é emitida na rádio ou outros estilos musicais mais ligeiros.

musica rapariga contente

Por outro lado, é importante conhecer o público que visita a clínica dentária e verificar que géneros são mais adequados. E, em caso algum, escolher música que possa ser irritante ou mergulhar o paciente num estado de ansiedade.

Lista de música no consultório dentário

Para ilustrar melhor o impacto que a música pode ter no nosso estado de ânimo e na tomada das nossas decisões, poderá encontrar neste link uma lista de reprodução que serve como exemplo de música ambiente num consultório dentário.

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.