Consequências de uma má saúde oral

cuidado-salud-bucodental-cepillado-dientes-correcto

As doenças bucodentárias estão entre as patologias mais disseminadas no mundo. De facto, a cárie dentária é a doença mais comum depois da constipação. Em Portugal, por exemplo, três em cada quatro pessoas sofrem de alguma doença oral.

Por isso, devemos insistir com os nossos pacientes sobre a necessidade de manter uma boa saúde bucodentária, informá-los de que gozar de uma ótima saúde bucodentária não afeta apenas a cavidade oral, mas é igualmente indispensável para garantir o bem-estar de todo o organismo e ter uma ótima qualidade de vida.

Ir periodicamente a uma consulta dentária é um hábito fundamental para proteger a sua saúde e evitar o aparecimento de afeções. No entanto, a maioria dos pacientes visita a clínica dentária por causa de alguma urgência ou de um sintoma alarmante que pode indicar a existência de uma doença. Infelizmente, apenas 35% o fazem como medida preventiva do aparecimento de doenças.

Neste artigo, apresentamos algumas das consequências negativas quanto ao bem-estar, oral e geral, provocadas por não ter uma boa saúde bucodentária.

Consequências da má saúde oral na cavidade bucal

infografia bucodental Portugués

Cárie

Trata-se de uma doença de origem bacteriana que ataca o esmalte dentário. Ocorre devido a uma higiene oral inadequada ou ao mau posicionamento dentário. Isto provoca a aglomeração das bactérias e dos restos de alimentos, gerando a acumulação de placa bacteriana na dentição.

Se não for detetada e tratada precocemente, a cárie pode afetar outras zonas do dente, como a polpa dentária, causando eventualmente dor intensa e, inclusive, a perda da peça dentária.

Gengivite

Esta doença tem sintomas muito característicos, pois é normalmente detetada pela inflamação e hemorragia das gengivas, causadas na maioria dos casos pela acumulação de placa bacteriana.

Se não for tratada a tempo, esta patologia evolui e pode destruir as gengivas, os ligamentos e as estruturas ósseas.

Periodontite

Se a gengivite progredir sem tratamento, pode desencadear uma doença mais grave que afeta os tecidos de suporte do dente: a periodontite. Esta afeção, por vezes, faz com que o dente perca a sua fixação, conduzindo à sua queda.

É uma doença oral grave, que também pode ter repercussões noutras partes do organismo, como o sistema cardiovascular.

Halitose

O mau hálito é provocado por diferentes causas. No entanto, 60% dos casos têm a sua origem na cavidade oral, em resultado da acumulação de bactérias na boca.

Essa afeção conduz muitas vezes a problemas psicológicos e sociais, como falta de autoestima, rejeição social ou depressão.

Consequências da má saúde oral em diversas partes do organismo

cuidado-salud-bucodental-consulta-niño

A saúde bucodentária está estreitamente relacionada com o resto do corpo. De facto, existem muitas doenças que estão direta ou indiretamente ligadas ao estado da cavidade oral.

Doenças cardiovasculares

Segundo a Associação Americana de Cardiologia, as doenças cardíacas têm uma relação direta com a má saúde bucodentária, especificamente com as afeções periodontais.

Na cavidade oral, residem mais de 5 mil milhões de bactérias que podem entrar na corrente sanguínea, provocando o aparecimento de problemas cardíacos, tais como aneurismas, endocardite e outras afeções graves.

Cancro

64% das pessoas que sofrem de uma doença periodontal correm o risco de ter cancro no pâncreas, de acordo com um estudo recente da Universidade de Helsínquia (Finlândia).

Além disso, a Associação Americana para a Investigação do Cancro alerta que a doença periodontal e outros problemas dentários estão relacionados com a infecção oral provocada pelo vírus do papiloma humano (VPH), causador de 40 a 80% dos cancros orofaríngeos.

Esta ligação é explicada pela existência de um mecanismo ao nível molecular em que as bactérias relacionadas com a periodontite e outras patologias influenciam o desenvolvimento de tumores.

Doença de Alzheimer

Diversos estudos relacionados com a doença de Alzheimer e a demência alertaram para a sua relação com as doenças bucodentárias.

A causa desta ligação é a presença de bactérias orais no tecido cerebral que foi recolhido recentemente em pacientes com Alzheimer numa investigação promovida pela Universidade de Central Lancashire, em Inglaterra.

Os investigadores colocaram a hipótese de que a chegada destas bactérias ao cérebro pode fazer com que o sistema imunológico atue destruindo células e provocando alterações neurológicas próprias da doença de Alzheimer.

Problemas digestivos

Se não se verificar uma posição adequada das peças dentárias e uma oclusão correta, a mastigação dos alimentos é dificultada, o que causa problemas no sistema digestivo que podem desencadear doenças graves.

Através de um exame oral e da realização de testes diagnósticos, o médico dentista pode detetar o mau posicionamento dentário e remediá-lo com tratamentos como a ortodontia.

Conselhos para ter uma boca saudável

cuidado-salud-bucodental-sonrisa-mujer

Em seguida, apresentamos algumas orientações fundamentais para facultar aos seus pacientes sobre a forma de manter a saúde bucodentária em condições adequadas e desfrutar de um belo sorriso.

  • Consultar o médico dentista pelo menos uma vez por ano permitirá detetar problemas nos dentes e nas gengivas e tratá-los precocemente.
  • Efetuar diariamente uma adequada limpeza bucodentária é fundamental. A rotina perfeita deve consistir em escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia durante três minutos.
  • É necessário acompanhar a escovagem com o uso de fio dental para eliminar os restos de placa bacteriana entre os dentes.
  • Usar colutório é muito recomendável para manter um estado bucodentário saudável e evitar problemas como a halitose.
  • Evitar o consumo de doces, refrigerantes e outros alimentos ricos em açúcares. Esses produtos destroem o esmalte dos dentes e contribuem para o aparecimento de doenças.
  • Aumentar a ingestão de legumes e frutos é muito benéfico para a cavidade oral. Cenouras, aipo e maçãs são agentes de limpeza naturais que ajudam a preservar a higiene da boca por mais tempo.
  • Eliminar o tabaco e o álcool evita o aparecimento de doenças orais e manchas nos dentes.

Ver produtos de higiene bucodental

Finalmente, para desfrutar de uma boa saúde oral e geral, não se esqueça do mais importante: sorrir todos os dias!

Ainda Sem Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Todos os direitos reservados. Propriedade da Dentaleader, S.A.